terça-feira, 25 de março de 2008

O PRIMEIRO PASSO

Leio o Blog do David Coimbra (muito bom, aliás, vale conferir. Não sei o link, mas entra na zerohora.com que você acha !). Num de seus textos ele responde a pergunta de leitores, e uma dessas perguntas é: “David, como organiza as idéias enquanto escreve? É tudo uma questão de inspiração? Fala um pouco sobre esse processo.” Ao que ele responde:

“Eu sento e escrevo. Se for esperar pela inspiração, o Bernardo vai ficar sem o leitinho de soja dele.”

Perfeita sua resposta.

Explico, pois eu mesmo sou um exemplo. Fazia tempo que eu pensava em criar um blog. Mas eu sentava na frente do pc e esperava pela dita inspiração. E nada. Nada mesmo. Então, adiava o “nascimento” do blog. E meus amigos me perguntando: “ E aí, quando vais começar o blog?” “Quando me inspirar!”, respondia. Mas ela nunca vinha.

Mas aí resolvi adotar um conselho que sempre dou. “Vai lá, dá o PRIMEIRO PASSO, senão tu nunca vai sair do lugar”. E assim sentei e comecei a escrever. Bom, talvez aquela inspiração mágica, poética ainda não tenha vindo, e até talvez nunca virá, mas pelo menos inspirações para assuntos a abordar no blog vieram, e tantos que até criei um outro blog, e até penso em criar mais um ainda.

Mas o que quero dizer é que não adianta você esperar vir uma luz do além e te iluminar para você começar a fazer alguma coisa. Se queres escrever, senta e começa a escrever que daqui há pouco surge um assunto, uma história, alguma coisa. Tenho um amigo que sempre lamenta que quer começar a estudar, mas tem algumas dívidas e não consegue. Mas o problema é que quando acabam aquelas dívidas, ele vai lá e faz outras, e outras, e assim elas nunca acabam. Falo pra ele: Cara, encara, te endivida mais um pouco, mas dá o PRIMEIRO PASSO! Começa a estudar, que aí tu vai te obrigar a controlar teus gastos.

Quando queremos algo de verdade, temos de dar o primeiro passo. Não adianta ficar inventando desculpas, motivos para adiarmos nossos sonhos. Se a situação não está favorável, azar, segue em frente que as coisas vão se ajeitando no caminho. Mas claro, sempre com inteligência, não vá se atolar em dívidas!

Mas o que quero dizer é isso: Para as coisas acontecerem, dê o PRIMEIRO PASSO! Não espere a inspiração chegar em você, ou sua situação financeira melhorar de uma hora para a outra, ou aquela gata que você é apaixonado vir se declarar para você, ou aquele emprego maravilhoso se oferecer de repente. Siga, vá em frente, faça as coisas acontecerem. Não seja um ser passivo, seja um agente da vida! Não espere as coisas acontecerem, mas faça acontecer! Dê O PRIMEIRO PASSO!

10 comentários:

Raquel Verardi disse...

Publiquei um texto com uma visão parecida no meu blog.

Mas vou te dizer, escrever não é para qualquer um não.

A gente senta e escreve porque tem o dom... mas tem gente que não consegue nem com banda da música.

rsrsrs

Anônimo disse...

Raquel, ou eu não entendi o que vc quis dizer ou vc nào entendeu o Leandro.

Ele não está se referindo somente a escrever, mas tudo na vida!! Em tudo temos que dar o primeiro passo, senão nada acontece !

Bom texto !!!

Beijos

Guilherme Lessa Bica disse...

É Gyselle, acho que tu não entendeu... A raquel tbm não se referiu apenas a escrever..

e o blog do david, é bom mesmo....

abraço
Fábio

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bom, como eu gosto de polêmica, realmente escrever não é para qualquer um. Há pessoas que tem esse dom, as idéias afloram, sem pestanejar...

Mas o contexto do texto, aborda uma idéia geral. Sempre queremos tudo, mas não vamos a "luta" para alcançar os nossos objetivos. Comecemos então, com o primeiro passo, pois com certeza, os outros viram..

Como sempre, um belo texto, fazia tempo que não passava por aqui.

Abraços

Anônimo disse...

Bom, isso é realmente verdade tanto como é difícil. As vezes simplesmente arranjamos motivamos para ficar no marasmo em vez de ir busca do que queremos. E relacionado à escrever, até a Martha Medeiros disse que faz isso. Escreve, depois deixa o texto "descansar", depois relê ele e arruma se for preciso. Eu mesmo, as vezes preciso de algo que fomente minha indignação para escrever, mas e quando não tem nada para isso? Deixar o meu blog desatualizado é que não dá! Aí é que entra o "Primeiro Passo". E assim pra tudo na vida. Ninguém disse que seria fácil, mas a beleza da vida também está nas conquistas cotidianas!

Leandro Luz disse...

Bem, só existem galos e galinhas, por exemplo, pq elas tomaram a iniciativa de sairem de dentro dos ovos... depois dessa filosofia das mais furadas, vou na onda da galera... escrever é para quem sabe.
Mas como tudo na vida a gente precisa de uma iniciativa, escrever nao seria diferente. Bom o post, cara.

Abraço

Anônimo disse...

Acho que vocês se desviaram totalmente do assunto!!

Ele fala em ATITUDE, FAZER ACONTECER, e para isso temos de dar o primeiro passo sempre!

E, como sempre, um ótimo texto!

Guilherme Lessa Bica disse...

Tem que atualizar a barca!

abraço!

Anônimo disse...

Acho que a tipografia podia ser em amarelo ou branco,a legibilidade esta ruim,o azul escureceu muito com o preto.