segunda-feira, 26 de maio de 2008

A EMPÁFIA DO HOMEM


Seria engraçada, não fosse triste, tamanha empáfia do ser - humano.

O homem se considera o ser mais inteligente do universo. Acredita que tem poderes sobrenaturais, acredita que suas invenções e tecnologias são geniais, se considera um Deus, pensando que pode criar e recriar a vida.


Mas a natureza, a linda, bela e magnífica natureza mostra o tamanho da estupidez humana. Como comentei, o homem acredita poder manipular a vida, criar e recriar espécies, tem grandes invenções. Acredita, ingenuamente, ter poderes sobre os céus e a terra, a água e o fogo, o que revela-se um ledo engano, pois mostra-se incapaz de segurar a fúria da natureza. E cada vez mais freqüentemente temos provas disso.

Vemos notícias de furacões, tsunamis, tornados, enchentes, queimadas e terremotos, e o pobre homem é uma frágil vítima desses efeitos da natureza, tendo milhões e milhões de vítimas a cada novo evento.


A natureza parece querer dizer ao homem “Homem tolo, Recolhe-te a tua insignificância!”. E o homem, soberbo, não ouve os recados da natureza, e apenas chora seus mortos. Mas mantém sua arrogância, e continua a ferir a natureza, sem perceber que as conseqüências serão cada vez mais cruéis. Você pode argumentar que terremotos e tsunamis são efeitos naturais e nada têm a ver com a destruição da natureza, e eu lhe dou razão. Mas o tema principal deste post é a incapacidade do homem de conter desastres naturais.

Recentemente um terremoto acabou com parte da China e Mianmar. A cada dia os números de vítimas são cada vez maiores. Já estima-se aproximadamente 100 mil mortos na China. Repito: 100 mil mortos! Aqui no Brasil as pessoas parecem não ter uma noção exata da quantidade de gente vítima de mais esse efeito da natureza, mas é alarmante! No Brasil mesmo, especialmente aqui na região sul, os ciclones, que antes nunca tinham acontecido por estas bandas, tem sido cada vez mais freqüentes, e sempre arrasadores.


Com toda sua tecnologia de ponta, tudo o que os cientistas conseguem, e as vezes, nem sempre, é detectar a aproximação de tornados ou furacões, mas conte-los ou impedi-los, parece ser impossível. Nenhuma tecnologia tem esse poder.

Pobre homem, gaba-se de suas invenções, suas tecnologias, mas é um inocente refém indefeso perante a fúria da natureza.

13 comentários:

Cris Medeiros disse...

Vc disse tudo! Acho mesmo que é a natureza dizendo quem "manda"! É bom o homem não esquecer!

Beijos

Pedro Favaro disse...

E o pior é que vc pode até tentar prever, mas para onde vc vai correr?

Outro planeta?

flw

Camilla disse...

Nossa, concordo com tudo o que você escreveu...
Muito bom o texto e o blog!!

Beijoo

Emely disse...

Eh triste a realidade.
A terra Vibra !

Obrigada por CIrandar e das as maos na Roda!
permita-me linkar vc tbm!

*enquanto isso PAZ

Alice Reis disse...

obrigada pela visitinha!!! =]]]

sempre bem vindo!

bjooos!

Anônimo disse...

A natureza está respondendo a todas as agressões insustentáveis do ser humano.
Nós criaturas dotadas de toda a inteligência e de recursos sofisticados podemos prever o que pode acontecer, mas não a gravidade de tal ato. Mesmo com todo esse aparato tecnológico, a qualidade dos estudos, estamos despreparados para enfrentar as situações que estão tornando-se corriqueiras no mundo globalizado.
Acredito que algumas situações meteorológicas, é característica da própria natureza, de fato aconteceriam, mas a ação do homem vem agravando essa situação.

beijos

Isadora Ijano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isadora Ijano disse...

É meu caro, o fim está marcadao, detesto quando tentam me dizer que é capaz de fazer com que tudo isso acabe, quando n a verdade é uma mentira, aqui se faz, aqui se paga ... o homem vai assistir de camarote a natureza se revoltar, e todos vão sofrer por isso, já estão sofrendo né ?

Beeeeeeijoos !
[Vou te linkar]

Rodrigo Dias disse...

Acredito que o grande problema do ser humano não é o poder de inventar coisas, mas não saber utilizá-las.

Na verdade, o nosso grande problema é a ganância. Será que muitas vidas não poderiam ser salvas se os remédios fossem mais baratos? Isso vale pra todas as outras invenções.

Mas sabe o que é pior? É o bando de pessoas que se diz "preocupada com essa situação", mas não larga o conforto de andar de carro. Ou então tomam medidas paliativas, como a Fergie, que pra ajudar o planeta, resolveu vender o carro que tinha, como se isso fosse diminuir a emissão de CO2. Ela é só uma dos milhões que se dizem preocupados, mas que não fazem merda nenhuma.

Abraço

P.s.: Obrigado pelo elogio com relação aos meus contos. Daqui a pouco esquecerei de fazer textos críticos e escreverei só contos.

P.s.1: Me sentir ofendido por fazer contos inspirados nos meus? Capaz, cara. Pode fazer e não precisa de crédito, até porque não sou grande coisa.

P.s.2: Cara, problema nenhum em me linkar. Aliás, essa mania de educação já tá dando nos nervos... hehehehe!

P.s.3: Abraço!

Clareana Arôxa disse...

Tais linkado por lá também!
beijo

Verônica Elias Rumorosa disse...

Sabe, acho que é até bom o homem não conseguir conter a natureza, senão iam destruir tudo e dizer que depois era só conter os efeitos, e tudo para gerar dinheiro para poucos e deixar a desigualdade ainda maior. Porque quem mais sofre é quem menos tem.
Realmente não entendo como quem tem nas mãos o poder de escolher se agride ou não a natureza não se revire no travesseiro com pesadelos éticos, infelizmente acho que muitos ainda sonham com os anjos.
P.S.: Foi você que passou ali na Dr. Flores um pouco antes das 8, de casaco preto, mochila vermelha e preta e a namorada de bolsa prata?

Abraços

Fábio!

Nina 512 disse...

nossa... texto forte...

concordo com o pedro
o pior eh q n tem mt oq fazer

¬¬



bjooo

*Carol Porne* disse...

Olá!

O homem a partir do momento em que começou a criar começou também a destruir.
E se essa casa acabar, como será?

Saudades de passar por aqui
Beijos e boa semana