segunda-feira, 26 de maio de 2008

A EMPÁFIA DO HOMEM


Seria engraçada, não fosse triste, tamanha empáfia do ser - humano.

O homem se considera o ser mais inteligente do universo. Acredita que tem poderes sobrenaturais, acredita que suas invenções e tecnologias são geniais, se considera um Deus, pensando que pode criar e recriar a vida.


Mas a natureza, a linda, bela e magnífica natureza mostra o tamanho da estupidez humana. Como comentei, o homem acredita poder manipular a vida, criar e recriar espécies, tem grandes invenções. Acredita, ingenuamente, ter poderes sobre os céus e a terra, a água e o fogo, o que revela-se um ledo engano, pois mostra-se incapaz de segurar a fúria da natureza. E cada vez mais freqüentemente temos provas disso.

Vemos notícias de furacões, tsunamis, tornados, enchentes, queimadas e terremotos, e o pobre homem é uma frágil vítima desses efeitos da natureza, tendo milhões e milhões de vítimas a cada novo evento.


A natureza parece querer dizer ao homem “Homem tolo, Recolhe-te a tua insignificância!”. E o homem, soberbo, não ouve os recados da natureza, e apenas chora seus mortos. Mas mantém sua arrogância, e continua a ferir a natureza, sem perceber que as conseqüências serão cada vez mais cruéis. Você pode argumentar que terremotos e tsunamis são efeitos naturais e nada têm a ver com a destruição da natureza, e eu lhe dou razão. Mas o tema principal deste post é a incapacidade do homem de conter desastres naturais.

Recentemente um terremoto acabou com parte da China e Mianmar. A cada dia os números de vítimas são cada vez maiores. Já estima-se aproximadamente 100 mil mortos na China. Repito: 100 mil mortos! Aqui no Brasil as pessoas parecem não ter uma noção exata da quantidade de gente vítima de mais esse efeito da natureza, mas é alarmante! No Brasil mesmo, especialmente aqui na região sul, os ciclones, que antes nunca tinham acontecido por estas bandas, tem sido cada vez mais freqüentes, e sempre arrasadores.


Com toda sua tecnologia de ponta, tudo o que os cientistas conseguem, e as vezes, nem sempre, é detectar a aproximação de tornados ou furacões, mas conte-los ou impedi-los, parece ser impossível. Nenhuma tecnologia tem esse poder.

Pobre homem, gaba-se de suas invenções, suas tecnologias, mas é um inocente refém indefeso perante a fúria da natureza.

14 comentários:

Dama de Cinzas disse...

Vc disse tudo! Acho mesmo que é a natureza dizendo quem "manda"! É bom o homem não esquecer!

Beijos

Pedro Favaro disse...

E o pior é que vc pode até tentar prever, mas para onde vc vai correr?

Outro planeta?

flw

Camilla disse...

Nossa, concordo com tudo o que você escreveu...
Muito bom o texto e o blog!!

Beijoo

Emely disse...

Eh triste a realidade.
A terra Vibra !

Obrigada por CIrandar e das as maos na Roda!
permita-me linkar vc tbm!

*enquanto isso PAZ

Alice Reis disse...

obrigada pela visitinha!!! =]]]

sempre bem vindo!

bjooos!

Bianca Rieth disse...

A natureza está respondendo a todas as agressões insustentáveis do ser humano.
Nós criaturas dotadas de toda a inteligência e de recursos sofisticados podemos prever o que pode acontecer, mas não a gravidade de tal ato. Mesmo com todo esse aparato tecnológico, a qualidade dos estudos, estamos despreparados para enfrentar as situações que estão tornando-se corriqueiras no mundo globalizado.
Acredito que algumas situações meteorológicas, é característica da própria natureza, de fato aconteceriam, mas a ação do homem vem agravando essa situação.

beijos

Isa Ijano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isa Ijano disse...

É meu caro, o fim está marcadao, detesto quando tentam me dizer que é capaz de fazer com que tudo isso acabe, quando n a verdade é uma mentira, aqui se faz, aqui se paga ... o homem vai assistir de camarote a natureza se revoltar, e todos vão sofrer por isso, já estão sofrendo né ?

Beeeeeeijoos !
[Vou te linkar]

Rodrigo Dias disse...

Acredito que o grande problema do ser humano não é o poder de inventar coisas, mas não saber utilizá-las.

Na verdade, o nosso grande problema é a ganância. Será que muitas vidas não poderiam ser salvas se os remédios fossem mais baratos? Isso vale pra todas as outras invenções.

Mas sabe o que é pior? É o bando de pessoas que se diz "preocupada com essa situação", mas não larga o conforto de andar de carro. Ou então tomam medidas paliativas, como a Fergie, que pra ajudar o planeta, resolveu vender o carro que tinha, como se isso fosse diminuir a emissão de CO2. Ela é só uma dos milhões que se dizem preocupados, mas que não fazem merda nenhuma.

Abraço

P.s.: Obrigado pelo elogio com relação aos meus contos. Daqui a pouco esquecerei de fazer textos críticos e escreverei só contos.

P.s.1: Me sentir ofendido por fazer contos inspirados nos meus? Capaz, cara. Pode fazer e não precisa de crédito, até porque não sou grande coisa.

P.s.2: Cara, problema nenhum em me linkar. Aliás, essa mania de educação já tá dando nos nervos... hehehehe!

P.s.3: Abraço!

a clara menina Clara disse...

Tais linkado por lá também!
beijo

Desarranjo Sintético disse...

Sabe, acho que é até bom o homem não conseguir conter a natureza, senão iam destruir tudo e dizer que depois era só conter os efeitos, e tudo para gerar dinheiro para poucos e deixar a desigualdade ainda maior. Porque quem mais sofre é quem menos tem.
Realmente não entendo como quem tem nas mãos o poder de escolher se agride ou não a natureza não se revire no travesseiro com pesadelos éticos, infelizmente acho que muitos ainda sonham com os anjos.
P.S.: Foi você que passou ali na Dr. Flores um pouco antes das 8, de casaco preto, mochila vermelha e preta e a namorada de bolsa prata?

Abraços

Fábio!

Nina 512 disse...

nossa... texto forte...

concordo com o pedro
o pior eh q n tem mt oq fazer

¬¬



bjooo

*Carol Porne* disse...

Olá!

O homem a partir do momento em que começou a criar começou também a destruir.
E se essa casa acabar, como será?

Saudades de passar por aqui
Beijos e boa semana

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,