sábado, 31 de maio de 2008

MANTENHA-SE FIEL AOS SEUS SONHOS ( TROQUE O CERTO PELO DUVIDOSO )




O setor que eu trabalho dentro da empresa fechou. Apesar de ser o setor que mais vendia, era o que tinha menor lucro com a venda de produtos, e como a empresa é uma multinacional americana, eles só querem lucro$$$$.

Eu não fui demitido, fui transferido para outro setor. Do meu turno, turno da noite, somente eu e mais um colega ficamos na empresa, os outros 28 colegas de setor foram demitidos!

Muita gente boa foi embora. Muitos colegas, muitos deles mais qualificados e mais competentes que eu foram demitidos. Então porque eu fiquei ? Não foi por puxa-saquismo, pode ter certeza. Fiquei por ter experiência em alguns equipamentos, escolaridade, sorte de ter uma oportunidade em outra planta, e alguns outros fatores.

Penso nas pessoas que deixaram a empresa e os porquês. Os mais velhos de empresa ( ou mais experientes) todos se acomodaram. Estavam há 10, 15 anos dentro da empresa e acreditavam na estabilidade que a empresa sempre teve, até então. Nunca se qualificaram, não estudaram além do ensino médio ( a maioria até cursou o ensino médio, os que ainda não tinham, mas por exigência da empresa), mas nunca fizeram um curso, NADA ! Acreditavam que iriam se aposentar dentro da empresa, e estavam satisfeitos com seus cargos e salários. E os mais novos, a gurizada? Alguns até estudaram, mas poucos, muito poucos. Lembro que muitos gozavam de mim, que fiz um curso técnico e depois fazendo faculdade. Muitos diziam ser perda de tempo, de dinheiro. Preferiram investir em outras coisas, nunca em educação. Várias vezes insisti para eles estudarem, se qualificarem, mas nunca tinham tempo ou dinheiro, sempre deixavam para o próximo ano para começarem a estudar. Sempre com o pensamento de que a empresa teria longos anos de duração. E agora, que a planta fechou, todos olham pra trás e se arrependem dos seus atos, e agora me dão razão.

Vendo um amigo que trabalhava comigo nessa situação, acabei por dar razão a uma atitude que tomei ano passado. Eu fiz curso técnico de química, e comecei a fazer faculdade de Química, mas nunca foi o que gostei. Sempre o fiz pelas facilidades: Poderia crescer dentro da empresa nessa área, a empresa ajudava a pagar, etc., mas sempre pensando num futuro dentro da empresa. Mas como esse curso não me fazia feliz, resolvi arriscar e trocar pelo que gosto, que é jornalismo. Me via daqui alguns anos, trabalhando na empresa, formado em Química, mas frustrado por não ter feito o que sempre gostei, trabalhando num emprego que não me faz feliz. Troquei o certo pelo duvidoso, como todos me disseram. Já o meu amigo não quis arriscar. Ele sempre gostou de direito, era seu sonho, mas pela comodidade preferiu ficar cursando Engenharia de Alimentos. Não gosta do curso, mas pensando em ficar sempre na empresa, em crescer dentro dela, seguiu com seu curso. Não o condeno por isso, mas ontem quando o setor fechava, pensei no que ele deveria sentir naquele momento: “Abandonei meus sonhos pela acomodação, pelas facilidades de crescimento que poderia ter dentro da empresa. Não quis arriscar, e agora?”.

Ele já passou da metade do curso, faltam uns dois semestres para se formar. Pode voltar atrás, recomeçar e investir nos seus sonhos, ou não. Não sei o que ele pensa em fazer. Mas nesse momento me alegro por ter ido contra a corrente, de ter insistido com meu sonho apesar de todas as dificuldades que tenho.

Por isso, se estiveres em dúvida pense sempre nisso. Troque o certo pelo duvidoso, não se acomode, não se guie pelas facilidades. Se você trabalha em outra área que não é a que gosta, lembre-se que esse emprego não é eterno. Invista em você e acredite sempre em seus sonhos, mesmo que todos o critiquem, o chamem de louco. Arrisque, lute, tente. No final você vai ver que manter-se fiel aos seus sonhos é sempre o melhor caminho !

16 comentários:

Cris Medeiros disse...

Muito bom seu post! Uma mensagem e tanto essa que vc passou!

Emprego realmente é algo muito delicado, seguir um que goste e que te dê o sustento é coisa para poucos. Mas mesmo que não esteja na sua área de preferência, acomodar-se sempre é a pior escolha a se fazer! Sei disso não por mim, mas por uma pessoa muito próxima e que gosto muito, vejo a luta dela e não tem sido fácil.

Beijos

Isadora Ijano disse...

E o que é a vida sem o sonho afinal ?
Eu ganhei este livro, ainda não li, mas sei que terei um bom abrendizado com ele ...
As pessoas adoram se acomodar, e essa é a pior coisa do ser humano, pois quando acomodam-se . prejudicam as outras, e é aí que nada vai pra frente .

Beeeeeeeeeijos !

Emely disse...

Sim sim Sou Eu...
e mais vez Obrigado por Cirandar!
=*

Anônimo disse...

As pessoas tendem a se acomodar, e emprego não é para sempre, mesmo em uma empresa estável, o melhor é sempre buscar qualificação e sempre estar procurando novas oportunidades, pois nunca sabemos quando vamos ser demitidos, uma hora chega e estamos despreparados (apesar de que, acho que nunca estamos preparados para perder nossos empregos).
Duas amigas trocaram o curso que gostavam para fazer administração, eu não vou negar que até já pensei em fazê-lo, mas vejo que ficaria muito infeliz e não valeria o dinheiro gasto para isso, talvez eu faça um curso técnico – o máximo dos máximos – que duram dois semestres, mas faria para conseguir um emprego (de preferência de carteira assinada) para poder pagar a faculdade.

A escolha de um curso superior muitas vezes é optado naquilo que dá mais lucro ou que tenha mais possibilidade de emprego e nunca no que se gosta realmente de fazer. Quando optei em fazer jornalismo, a maioria dos meus amigos e até mesmo meu pai, perguntaram-me: “Tens certeza que é isso que tu queres? Esse curso tu quase nunca consegue estágio e tu ganha uma mixaria”, eles têm razão, mas eu não desisti e não vou desistir, meu grande objetivo é me formar e em jornalismo, nem que eu demore anos, mas eu vou fazer o que eu quero.
Atualmente estou num momento difícil da minha vida universitária, estou longe dos estudos e provavelmente volte só ano que vem (isso se eu voltar, e se os planos que tenho derem certo), mas não trocaria meu curso, eu acredito que posso dar certo e valer o dinheiro que meu pai já investiu naquela Ulbra.
Eu vou arriscar.


Beijos

Pedro Favaro disse...

Muito complicado se agarrar aos seu sonho. Até pq a definição de sonho é MUITO pessoal.
Eu acredito que a palavra objetivos serve melhor para mim.
E pelos meus objetivos eu faço qq coisa. ( pareço vilão de novela das 8 falando...hehhe)

Natyx Lisboa disse...

pois é...vi um reportagem sobre isso..
o mundo se atualiza e muda constantemente, voce n pode encostar em nda que pareça mto duradouro e firme..pois nda é!

devemos sempre reciclar nossos conhecimentos..existem tantas possibilidades...
o mundo é dos em constante mudança..adaptação como diria darwin..o mais adaptado sobrevive :P

bjss
que bomq gostou do blog
bem-vindo
volte sempre

Idylla disse...

Obrigada!!! q bom q gostou do blog, passe la sempre q kiserrrrrr...
tb gostei muito do seu...
beijosss =***

Verônica Elias Rumorosa disse...

olá! tudo blza?

No fim das contas, sempre vale a pena se fazer o que se gosta. Ganhar posição e poder pode ser satisfatório, mas não plenamente, se não fazermos o que gostamos. Concordo com você. Muitas vezes para fazer o que eu queria,o que tinha conquistado com tanto custo, tive que abdicar de coisas que não poderia, mas preferi ficar com o que tinha certo, com o que gostava e tinha ganho do que trocar por um possível desgosto. Fiz o que queria e não me arrependo e acho que mais tarde me arrependerei menos ainda. Temos que ter sempre em mente que a empresa no fundo não está nem aí pra gente, só no usa com instrumento para o próprio lucro. Por isso que vale ser fiel ao que gostamos e investir, se não dá agora daqui a pouco, se nõ pode agora, faça o que tiver que ser feito no caminho faça o que conseguir e se ver que não é aquilo, ao menos com aquilo você conseguiu abrir caminho para o que queria.

Abração.

Camilla disse...

Concordo plenamente!!

Clareana Arôxa disse...

Eu tentei me manter fiel aos meus sonhos, mas para isso seria preciso passar por cima de mim. Aí, eu decidi jurar fidelidade a mim e não a qualquer coisa sujeita à mudança.
Hoje, sou mais feliz.

beijo, seu moço!

Guilherme Lessa Bica disse...

Pior q tem gente que se puxa, tem escolaridade, e as vezes, acaba sobrando...


Tem q lutar pra ser o melhor, sempre.

TAmo de casa nova

www.tisserand.wordpress.com.

Abraços
Fabio

Anônimo disse...

Sonhos não existem, tudo uma invenção do homem. Devemos seguir no que nos é mais conveniente sim, o caminho mais fácil é o melhor o nome já diz FÁCIL... Quem quiser acreditar em "sonhos",que acredite,a realidade é dura e temos que seguir a correnteza do mercado de trabalho, esse teu amigo.. se ralou,no primeiro momento mas a vida é isso ...

Laerte Ferraz da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laerte Ferraz da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laerte Ferraz da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laerte Ferraz da Silva disse...

Apesar deste texto estar presente no blog a algum tempo, apenas agora consegui lê-lo. Bah... passou um filme na minha cabeça, pois para quem não sabe eu também fiz parte do quadro de funcionários desta empresa, no mesmo turno e setor do Leandro, mas fui demitido dois anos antes do setor fechar. Assim como o Leandro também não quiz investir no certo, mas sim no duvidoso, até tentei cursar engenharia, acredito que apenas para me certificar de que realmente eu odiava a área industrial. Levei apenas dois semestres para me convencer disso, parece que estava prevendo oito anos antes o que iria acontecer com aquele "bando de puxa-sacos" (é claro que tinha algumas raras exceções), então troquei o meu curso de Engenharia Química para Licenciatura Plena em História, pois é... paguei muito caro por essa escolha, desde o primeiro dia (03/03/2002) até hoje, sofri muito, fui esquecido e boicotado no meu emprego até eu forçar uma demissão (uma das melhores coisas que fiz na minha vida), quando fui demitido (20/06/2006) faltava apenas um semestre para me formar, então utilizei a grana que recebi com a indenisação para concluir o meu curso, só que por ironia do destino minha esposa (namorada na época) ficou grávida, então tive que casar e assumir uma família, formado, mas desempregado, sem dinheiro, nem estabilidade, nem moradia, nem esperência nesse novo ramo de trabalho que investi cinco anos de estudo, dinheiro e trabalho. Sofri mais ainda, com desemprego, falta de "grana", tive que me submeter a diversos empregos alternativos que pagavam muito pouco e sem estabilidade, virei motivo de "chacota" na família, todos os meus parentes que desejavam o meu mal "deitaram e rolaram", diziam: "viu só, o que adianta estudar, cursar faculdade para ficar trabalhando de frentista, servente de pedreiro ou verdureiro..." ou "para que serve História, esse teu curso não serve para nada" ou então "O Laerte é professor frentista, ha, ha, ha, ha, ha...", minha vida virou um inferno, quase me separei, mas nunca perdi a esperança, não desanimei e nem desisti de lutar, até que um dia surgiu uma oportunidade de trabalho na área de educação, garrei-a com unhas e dentes, após muita luta consegui o emprego, hoje sou professor de jovens e adultos no programa PROJOVEM URBANO, na disciplina de Ciências Humanas, estou muito feliz, quando olho para tráz percebo que todo o esforço valeu a pena e não me arrependo de nada. Cada vez que entro na sala de aula compreendo porque as horas pareciam não passar e o turno de trabalho na indústria parecia uma eternidade. Por isso recomendo a todas pessoas darem prioridade a realização pessoal e não ao retorno financeiro, pois uma das melhores coisas da vida é fazer aquilo que gostamos e ao mesmo tempo obter o próprio sustento. Sempre agradeço aos meus alunos por eles estarem realizando o meu sonho, acredito que muitos não entendem, mas o importantante é que eu entendo muito bem...

"Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida". - (Confúcio).