quinta-feira, 13 de março de 2008

OS EMPREGOS QUE PAGAM NOSSOS ALUGUÉIS ( E NOSSAS FACULDADES ) !




Dias atrás assisti ao filme “O diabo veste Prada”. Muito bom o filme, aliás. Ele começa meio lento, e quando parece que vai ser apenas mais um filme chato, arrastado, a trama começa a evoluir, desenvolvendo-se num ritmo interessante, até fazer você ficar vidrado na história.

E tem uma cena que me chamou muito a atenção. Está a personagem principal, seu namorado e seus amigos em um barzinho. A protagonista reclama de seu emprego, da sua chefe, do seu desgosto por um trabalho que não lhe faz feliz, e todos os seus amigos começam a falar sobre seus empregos, e todos estão infelizes neles, pois não é o emprego que sempre sonharam, que não fazem o que gostam, que não foi o que escolheram para suas vidas. Até que de repente um deles fala que, apesar de não ser o que eles gostam, pelo menos é o emprego que paga seus aluguéis, enquanto não conseguem trabalhar nos empregos que desejam. E resolvem fazer um brinde AOS EMPREGOS QUE PAGAM NOSSOS ALUGUÉIS!

Ótima sacada. Fantástico! Eu também me encaixo na turma dos que não trabalham no que gostam, e muitos dos meus amigos também não ( para não dizer quase todos ). Mas e aí, o que fazer? Lamentar-se? Jamais!

Nunca pensei em trabalhar numa indústria de alimentos, de proteína de soja. Mas fazer o quê? Os meandros da vida me levaram para esse caminho. Não é nem de longe o melhor emprego do mundo, mas ao menos é o emprego que me mantém numa faculdade, que, apesar de eu não receber aquilo que acredito que mereça (nunca recebemos) é o ofício que mantém vivo o meu sonho de ser jornalista.

Sempre digo aos meus amigos quando reclamam comigo do seus trabalhos que isso deve ser uma motivação. Não gostas do que fazes? Usa isso para se mexer, estudar, correr atrás de uma coisa que você goste, senão você vai ficar a vida inteira nesse emprego maçante, reclamando de tudo e se lamentando pela falta de sorte que teve na sua vida. Não sei se vou vencer, se vou chegar ao final da corrida, mas ao menos entrei na disputa, tentei, arrisquei. Tente, arrisque você também. Se seu trabalho não permite que você tenha tempo, tenha grana para buscar seus ideais, troque de serviço, tente outro. Vamos trabalhar em dezenas e dezenas de lugares até conseguirmos o que sonhamos. E, se depois de conseguir aquele emprego que sempre desejou, mas notar que não é isso que você quer, comece tudo de novo, tente outra vez. A vida sempre nos dá uma oportunidade de recomeçar. Mas faça isso com sabedoria, não abandone tudo na primeira dificuldade, nos primeiros problemas. Amadureça suas idéias primeiro.

Então, amigo, quando fores reclamar do seu emprego pense nisso. Batalhe por uma vida melhor, corra atrás do seu emprego dos sonhos, mas enquanto isso não acontece, vamos brindar os empregos que pagam nossos aluguéis, e nossa faculdade, nosso cursinho...

UM BRINDE!

7 comentários:

Anônimo disse...

Texto divino, parabéns !!!

E um brinde empregos que pagam nossos aluguéis !

Beijão

Anônimo disse...

Bah, eu bem sei o que é isso. Tô na batalha por meus objetivos e não tem nada mais estressante do que trabalhar no que não se gosta. Esse sentimento acumulado não faz bem a ninguém. Mas, se esse trabalho te oportuniza pagr um faculdade, por exemplo, já é um benefício que o tal emprego traz. Hoje em dia essa situação é muito comum, porque a concorrência é muita, os empregos são poucos, a experiência exigida é muita, o mercado está hiperlotado de pessoas formadas, e não bastasse tudo isso as vezes aidna é necessária a sorte. Então...um brinde!!

Leandro Luz disse...

Beleza... mas pelos empregos por onde passei, todos fora da área de jornalismo pagam muito melhor. Mas não é o q a gente gosta, dai nao da.

Diego Moretto disse...

E ae rapaz?!
Eu sempre digo que relamações além de não levarem a lugar algum só atrsam nossas vidas. Tbm achei essa sacada do "Diabo.." ótima, faz a gente realmente se espelhar. Tbm acontece isso comigo e é bem verdade. Ao invés de reclamar, pq não batalhar não é mesmo??
Grande abraço rapaz, Ótimo texto:)

Anônimo disse...

Como sempre com seus textos interessantíssimos. É sempre assim, se formos fazer uma pesquisa, são poucas as pessoas que trabalham no que realmente gostam ou se sentem felizes em seu trabalho. Mas não dita ficar reclamanado e não fazer nada para melhorar, temos que correr atrás de nossos objetivos, pois eles não iram vir até nós para nos dizer Bom dia!!

Tá me devendo uma visita!!
Beijos!!

Guilherme Lessa Bica disse...

PIor eh nao ter emprego..

e pode ter certeza, na area vao paga bem menos..

eu tenho que me vira em dois empregos, fazer bico... e sempre falta no final do mes..

belo texto,

Abraçao

Fabio

Laerte Ferraz da Silva disse...

OI, AMIGO... HOJE SENTEI EM FRENTE AO MEU CPU PARA TENTAR ENCONTRAR ALGO INTERESSANTE, QUE ME MOTIVE A CONTINUAR LUTANDO!!! ME DEPAREI COM SEU ÓCIO ILUMINADO, ESTA PEQUENA FÁBRICA DE IDÉIAS! NELA ENCONTREI EXATAMENTE O PRODUTO DE QUE ESTAVA PRECISANDO, FRUTO DA SUA PERCEPÇÃO AGUÇADA! REFLETI SOBRE MINHA VIDA, PERCEBI QUE ESTOU SENDO COVARDE... FUGINDO E ME ESCONDENDO DOS PROBLEMAS, DEIXANDO DE SER EU MESMO!! VC CONHECE MUITO BEM A MINHA HISTÓRIA, E A HISTÓRIA QUE BUSCO PARA MINHA VIDA!!! MESMO QUE ELA NÃO TENHA UM FINAL FELIZ, VOU CONTINUAR LUTANDO! É MELHOR MORRER POR NOSSOS SONHOS DO QUE VIVER NA DOCE ILUSÃO DE SER FELIZ!!!

OBRIGADO PELAS PALAVRAS! PARABÉNS PELO TEXTO, NO FUTURO HÁ MUITAS COISAS BELAS QUE LHE AGUARDAM!!!

UM GRANDE ABRAÇO!!!