quarta-feira, 9 de abril de 2008

A LISTA DA BOTA


Assisti neste final de semana o filme “Antes de Partir” (The Bucket List), com Jack Nicholson e Morgan Freeman. Lindo filme, muito bom mesmo. Conta a história de dois homens com câncer em estágio terminal que ficam amigos no hospital e fazem uma lista de coisas que querem fazer antes de morrer. (Lista de coisas para fazer antes de morrer, de bater as botas, sacou ??)

Li algumas críticas sobre o filme. Acusam-no de não ser uma história original, de usar muitos clichês e sobre os atores representarem sempre os mesmos estilos de personagens. Quer saber? Acho isso uma bobagem! Quem disse que um filme tem de ser original para ser bom ? Que mal tem vermos Jack Nicholson e Freemam interpretando papéis que sabem tão bem? Quais filmes não tem um clichêzinho??? Que se dane, eu gostei do filme!

Mas não é sobre isso que eu quero falar, mas sobre a idéia do filme, a tal LISTA! Uma lista de coisas a se fazer nada mais é do que estabelecer metas para nossa vida, e já falei aqui em outros textos da importância de termos metas, objetivos nessa nossa curta existência.

Fazer uma lista de coisas que queremos é priorizar objetivos em nossa vida. E como diz o poeta “Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas não faz mais do que existir”. Quando traçamos uma meta e a atingimos, ou mesmo tentando alcançá-la, estamos vivendo, buscando a vida. Faça você também uma lista. Ou melhor, faça duas: Uma de metas para sua vida, tais como sucesso profissional, faculdade, bens materiais... e outra de prazeres, de coisas que lhe fazem feliz: Uma viagem, uma aventura, um sonho, o que você quiser, mas faça uma lista de coisas que são importantes para você. E lute para realizá-los, faça sua vida valer a pena, não a deixe cair na monotonia, busque alegrias e prazeres, mas sempre com responsabilidade, é claro. Isso vai lhe fazer um bem danado! Valorize o milagre que é estar vivo.

Não dê bola se rirem da sua lista ou te falarem que é impossível. “Dizer impossível é estar ao lado de quem não luta!” Se sua lista da bota tiver sonhos grandes, imponentes, corra atrás, lute para realizá-lo! Só você pode se impor limites. Uma parte muito boa do filme é quando o personagem de Nicholson põe na lista “Beijar a mulher mais bonita do mundo”, Freeman ri dele, pergunta como vai realizar aquilo, e ele responde que não sabe, mas que vai realizá-lo, vai beijá-la.

A única coisa que discordo do filme é que a lista tem o ponto de vista americano, ou seja, extremamente consumista. Dá a entender que se você não tiver grana, e muita, não conseguirá realizar uma lista de desejos. Discordo completamente. Claro que conhecer lugares como as Pirâmides, o Taj Mahal é um sonho, mas podemos colocar na nossa lista sonhos mais modestos, mais em conta, mas não menos valorosos sentimentalmente.


Eu já fiz a minha, e você, já fez a sua lista da bota ? O que colocou nela??

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Leandro:
Lendo seu último texto, sobre a vida e o viver, lembrei de uma história e não resisiti: General Montgomery estava sendo homenageado, pois vencera Rommel na batalha da África, na 2ª. Guerra Mundial.
Discurso do General Montgomery: "Não fumo, não bebo, não prevarico e sou herói". Churchill ouviu o discurso e, com ciúme, retrucou: "Eu fumo, bebo, prevarico e sou chefe dele." Ou seja, com responsabilidade, BRINDES à vida! No mais, vai em frente, meu velho iluminado. Abraço,
Astomiro

Anônimo disse...

Oi,
Como você mesmo me cobra, vou começar a deixar meus comentários sobre seus textos.

Muito bom o filme mesmo...

Você conseguiu passar muito bem a idéia central do filme. A parte do "americanismo" está perfeita,pois devemos ter somos e realizá-los mas nem sempre precisasse de muita grana para realizar. Engano de quem acredita que sem dinheiro dá para fazer, isso para mim são aquelas pessoas acomodadas....

Ainda estou fazendo a minha lista, mas certamente todos os itens serão alcaçados. Pois como você mesmo descreveu,e eu concordo plenamente, nós somos os únicos que podemos impor limites em nossa vida.

Bj
Maria

Anônimo disse...

Pois é, não vi este filme ainda, mas provavelmente irei vê-lo.
Acho que estou precisando fazer uma lista das coisas que quero fazer e realizar, são muitas, mas se eu listá-las, talvez fique mais organizado :P

como sempre, muito bom ;)

beijos

Ps: atualizei o meu blog ;)

Guilherme Lessa Bica disse...

Eu nunca fui de fazer listas, mas esta é uma idéia boa. De repente, da certo.

Bala, o texto.

Abraço

aperitivus disse...

hoje tem LEILÃO no APERITIVUS
e você é convidado especial para dá seu lance
participe!

Anônimo disse...

Ótimo texto, não vi o filme, mas deve ser bem interessante. Fazer listas além de servir para organizar nossas metas de vida, é divertido, se puder fazer com alguma pessoa que tem interesses em comum é mais divertido ainda... Mesmo que sejam sonhos grandes, vale a pena escrevê-los, escrever é mágico, escrever atrai, você coloca no papel toda sua energia e isso conspira para que o seu sonho se realize. E de mais a mais existem coisas que são tão simples e tão satisfatórias que nem precisamos nos dar o luxo de depender de dinheiro!

Abraços!

Vinícius Ghise disse...

Ainda não vi o filme, mas me parece inspirador, azar tem clichês.

Achei ótima a idéia da lista, vou começar já!