terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A VOLTA DE ROBINHO


Esta semana Robinho confirmou sua volta ao futebol brasileiro! Já foi até apresentado no Santos com todas as honras e pompas de que um grande craque merece. Mas será mesmo que ele ainda é um “grande craque”? Por que será que resolveu voltar ao futebol no país? Responderei com a minha opinião mais tarde, mas antes vamos fazer uma breve retrospectiva sobre a carreira do atleta.


Robinho surgiu jogando um grande futebol pelo Santos. É indubitável sua técnica, sua habilidade, seu futebol que dá gosto de se ver. Chegou à seleção e foi contratado pelo grande Real Madri. Mas aí começou sua decadência...


Acredito que o “craque” deixou a fama subir para a cabeça, fato que acontece com muitos jogadores e pessoas em geral, que surgem como grandes ícones, grandes promessas, mas que não tem maturidade suficiente para manter tais atos. Foi comparado a Pelé, a Garrincha pelos seus dribles, era anunciado como o grande jogador da década. Mas logo após chegar a Espanha seu futebol já não estava tão vistoso assim, mesclava grandes apresentações com atuações medíocres. Mesmo fato que aconteceu na seleção brasileira. Isso o levou a ser reserva na equipe merengue, o que desagradou o “genial” Robinho, que defendeu-se dizendo que o treinador do time não gostava de jogadores brasileiros. Na mesma época o técnico Felipão estava assumindo o Chelsea, e admitiu que gostaria de contar com o jogador em seu elenco. Começaram as negociações, e para forçar sua saída do time espanhol, Robinho foi a imprensa anunciar que estava sendo injustiçado e que queria sair do clube. Mas o negócio não fechou, e com poucas alternativas, optou pelo Manchester City, onde seria a grande, e única, estrela do time. Mas seu futebol continuava decaindo, ao contrário das noticias de suas saídas na noite e suas festas homéricas, que aumentavam cada vez mais.


Ao perceber que sua grande estrela não estava produzindo nada, o City contratou dois bons atacantes no início da temporada 2009/2010 : O argentino Tévez e o togolês Adebayor. São bons jogadores, mas nada de excepcionais. Resultado: Robinho acabou indo novamente para o banco, onde contundiu-se ficando meses sem jogar. Ao voltar da suposta contusão, voltou ao banco de reservas, onde protagonizou uma cena deprimente: Entrou no decorrer do jogo e mesmo assim foi substituído durante a partida. Inconformado de novo, está outra vez forçando sua saída do clube. Tentou inicialmente o Barcelona, onde os jogadores se uniram e disseram que não queriam o “craque” no clube catalão. Então como opção, e provavelmente aconselhado por Ronaldo e Adriano, resolveu voltar ao futebol brasileiro.


Agora analisemos: Este é ano de Copa do Mundo, e todos os grandes jogadores desejam disputar a Copa, pelo romantismo de defender seu país na maior competição de futebol do planeta e, muito mais, para se valorizarem, conseguirem aumentos em seus clubes ou futuras negociações milionárias. E Robinho, claro, está de olho nisso. E onde é mais fácil o (ex ??) craque conseguir voltar a jogar um grande futebol, ou alguma coisa parecida com isso: No disputadíssimo futebol inglês, onde é reserva e enfrentará grandes jogadores do futebol mundial, ou disputando o campeonato Paulista, enfrentando jogadores de clubes como Oeste, Sertãozinho, Barueri ou Mirassol? A resposta me parece óbvia !


Sim, ele vai voltar a jogar um bom futebol, vai dar pedaladas e vai voltar a ser titular da seleção. A mídia e o seu grande e eficiente marketing pessoal se encarregarão dos detalhes. Aqui no Brasil, dentro do pobre e medíocre futebol brasileiro, ele será craque, será artilheiro, será ídolo, um semi deus praticamente. E, como outros “grandes craques” como Ronaldo e Adriano, terá dezenas de regalias dentro dos clubes. Assim como o Adriano, jogará quando quiser, chegará aos treinos a hora que bem entender, e mesmo assim será tratado de maneira diferenciada, ao contrário do futebol europeu, onde é apenas mais um dentro do elenco do clube. E depois da Copa, quem sabe, voltará com toda moral para a Europa. Vai dizer que não é um grande negócio para ele?

3 comentários:

Ju disse...

O brabo é aguentar a mídia endeusando ele por qualquer driblezinho !!

Ótimo texto!

Renato disse...

Não viaja !!
Robinho é o cara !! Ele vai recuperar seu velho futebol

Adroaldo disse...

A fama subiu pra cabeça dele !! Só quer saber de fazer festa e curtir a noite !!