quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CARPINTEIRO DO UNIVERSO


Há tantos caminhos, tantas portas

Mas, somente um tem coração

E eu não tenho nada a te dizer

Mas, não me critique como eu sou

Cada um de nós é um universo, Pedro

Mês passado, mais precisamente dia 21/Agosto, marcou os vinte anos da morte de Raul Seixas. Indubitavelmente um dos maiores cantores e compositores do Brasil. Seu repertório traz grandes canções, verdadeiros ensinamentos de vida. Claro que cada um tem uma interpretação diferente de cada letra, mas se você se der ao trabalho de ler atentamente suas letras, e abrir a cabeça para suas mensagens, encontrará grandes pérolas.

Como Cazuza, a quem já escrevi anteriormente, Raul foi um sujeito muito criticado pelo seu modo de viver a vida. Muita gente tem preconceito em relação a ele devido a seus problemas com drogas e, em especial, seu problema de alcoolismo. Tenho um amigo que não gosta de Raul porque, segundo ele, Raul invocava o diabo em suas canções. Grande bobagem isso, beira a estupidez!

Cada um sabe de sua vida, do que é melhor ou não para si, mas cada um decide o modo de como deve viver, a vida é sua. Não me importa se ele era um alcoólatra inveterado, um maluco como ele mesmo se intitulava. Isso é problema dele e sua família. Me causa indignação as pessoas que o julgam. Deixemos de ser hipócritas, de julgar a vida dos outros, cuidemos de nossa própria vida. Raul foi um cara que fez o que quase todos sonhamos, mas não temos coragem de fazer: Viver do jeito que gostaríamos. Buscamos ser sujeitos bem visto perante a sociedade, a família, mas deixamos de lado o que gostamos. Raul não, foi ao encontro do que queria, do que o fazia feliz, foi um verdadeiro Maluco Beleza, um Carpinteiro do Universo. Não deu a mínima para o que falavam ou achavam dele. Seguiu seu coração, fez o que teve vontade. E não me venha dizer que ele desperdiçou sua vida, jogou-a fora. Garanto que ele aproveitou-a muito mais do que a maioria de nós!

O que me faz ser fã de Raul é seu legado musical. Suas canções são sábias, geniais. Nem todas, claro, ninguém é gênio o tempo todo, mas letras como “Ouro de Tolo”, ‘Tente Outra Vez”, “Gita”, entre outras dezenas são, como já disse, verdadeiros ensinamentos de vida. Se você não curte Raul, tente entendê-lo antes de criticá-lo, tente enxergar as verdades nas suas letras. Mas, se você curte Raulzito, escute outra canção e delicie-se!


Tenha fé em Deus, tenha fé na vida

Tente outra vez
Queira, Basta ser sincero e desejar profundo

Você será capaz de sacudir o mundo, vai

Tente outra vez

Tente

E não diga que a vitória está perdida

Se é de batalhas que se vive a vida

Tente outra vez


Enquanto você se esforça prá ser um sujeito normal

e fazer tudo igual

Eu do meu lado, aprendendo a ser louco

Um maluco total


"Ninguem tem o direito de me julgar a não ser eu mesmo. Eu me pertenço e de mim faço o que bem entender."

“Aprendi o segredo da vida / vendo as pedras que choram sozinhas no mesmo lugar”.

"Nunca é tarde demais pra começar tudo de novo."

"A desobediência é uma virtude necessária à CRIATIVIDADE."

3 comentários:

Nélson disse...

Porra velho, adoro Raul !!!

É como tu disseste: Deixa o cara fazer o q gosta e cada um que cuide de sua vida !!!

Laerte Ferraz da Silva disse...

A sociedade sempre mata os seus sábios, destróe a sua memória e ridicuariza seus ensinamentos. Todos nós pagamos muito caro por isso, vivemos num mundo infestado de banalidades, sufocado pela competição diária e somos brutalmente massacrados pelo consumismo e o materialismo desenfreado. Sendo que o mistério da vida está bem diante dos nossos olhos, basta ter a virtude necessária para enchergá-lo!

Amanda disse...

Assin não dá !!

Vai defender alcóolatra drogrado agora ??

Tens que rever teus conceitos!