sábado, 30 de agosto de 2008

SALDO OLIMPICO BRASILEIRO (OLIMPÍADAS NO BRASIL ?)

Terminada a olimpíada analisa-se o saldo de medalhas do Brasil: Tivemos menos medalhas do que quatro anos atrás, em Atenas.

Imprensa, povo (condicionado pela mídia?), até o próprio presidente Lula critica a participação dos brasileiros nos jogos. Mas será mesmo que a culpa de escassez de medalhas dos atletas tupiniquins são somente deles?

Analisemos: Tirando as grandes estrelas olímpicas do país, que não são lá muitas, qual deles tem verdadeiro apoio financeiro, patrocínio? E falo nesse apoio durante os quatro anos de preparação para os jogos, não aquelas empresas que em véspera de Olimpíadas patrocinam atletas só para estamparem seus comerciais. Poucos, pouquíssimos atletas. O próprio Cielo, nosso aclamado medalhista, vive e treina nos Estados Unidos. O que nos remete a uma outra questão: Existe centros de treinamento qualificados no Brasil? Ou eles tem que treinar em locais completamente aquém do desejado? O governo investe nisso? Bom, então o Lula não pode falar nada!

A imprensa cobre os eventos esportivos? Por exemplo, você sabe quem é o campeão brasileiro de vela? O melhor time de futebol feminino do Brasil? Onde e quando foi realizado o último toneio de judô, taekwondo ou de Ginástica Olímpica? Ou quem eram os representantes brasileiros no tiro ao alvo, levantamento de peso ou esgrima? Não, no Brasil só se fala nestes esportes quando algum eventual atleta torna-se um campeão mundial da modalidade ou em véspera de Pan ou Olimpíada! Na mídia brasilera só se fala em futebol, futebol e futebol. Ah, e só masculino, ainda por cima! Então, os meios de comunicação não podem falar nada!

E o povo? Ah, o povo brasileiro... que tanto torce pelos país nas olimpíadas! Um exemplo de nacionalidade! Um povo que prestigia o basquete nacional, o handebol, o atletismo, o ciclismo! E depois exige que esses atletas tragam medalhas ao país, e se esse mesmo atleta não trouxer a bendita medalha, corre o risco de ser taxado como amarelão, como fracassado! Então, o povo também não pode falar nada!

Mas querem trazer a Olimpíada de 2016 para o Rio! Dizem que aí sim, o Brasil vai investir pesado no esporte, em instalações, em patrocínios. E que jogando em casa, talvez os brasileiros possam ganhar mais medalhas e quem sabe até tornar-se uma potência Olímpica! Pura balela! Pura hipocrisia!

Essa Olimpíada no Rio servira apenas para os políticos desviarem mais dinheiros das obras, como já foi feito no Pan! E servirá apenas para maquiar uma imagem de país que investe em esporte e educação, assim como a China maquiou uma imagem de país livre e democrático!

As grandes potências esportivas investem nos atletas desde pequenos, desde crianças. Formar um atleta campeão é um investimento a longo prazo, não se forma um esportista da noite para o dia. Eles moldam o atleta! Dão suporte para ele estudar e treinar e ter uma condição de vida digna. Nos EUA, por exemplo, os atletas quase todos os atletas são patrocinados, na sua base, por faculdades, onde eles podem treinar e estudar para ter uma vida tranqüila, mesmo que não se torne uma estrela olímpica. O que está muito longe de acontecer com o Brasil! Mas esperar o quê, de um país que não investe nem em saúde e tampouco em educação!

13 comentários:

Cris Medeiros disse...

O povo tem o saldo de medalhas que merece! Bjs

Camilla disse...

Hauahuahua adorei o logo das olimpíadas.

E ah, a culpa é do goveno que não incentiva os esportes.

Beijos

Anônimo disse...

Cara meus parabéns!!!
Gostei muito da forma como tu descreveu os diferentes pontos! que na verdade demonstra-nos o nosso "fracasso de cada dia!" e que se evidencia na época de competições, da colheita dos louros...
Mas tu sabe que se fizermos uma reflexão podemos entender o porque da mídia cair em cima de alguém quando se "pinta" a possibilidade de termos um "herói"? o pq dos nossos representantes não criarem formas de apoio. Faz parte da cultura brasileira, temos carência de orgulho, carência de heróis, no Brasil "varonil" não perdemos aquela idéia de colônia de exploração, perdemos o patriotismo com o passar dos anos, estamos colhendo os louros da ditadura, que inibiu as crianças da época de pensar, de formar opinião, acredito que somos o reflexo daquela época, onde esta o povo que saía as ruas? gritava, fazia barulho.àh! que falta a filosofia(um dos muitos exemplos) nos fez naquela época...
esta evidenciado no nosso dia á dia, a descrença é(generalizando) total, então os eventuais patrocinadores sabem que o povo tem memória curta(parece que já faz parte do nosso DNA a falta de memória) que só irão aclamar os nomes e dar apoio nos momentos de pré-conclusão e não nos momentos de dedicação, de plantio.Vale ressaltar a falta de paciência até o dia da colheita.Tem todo um caminho pra percorrer, toda uma sistemática por tráz, então, faz parte da nossa cultura " o mais fácil", o produto acabado do que a fabricação...
Apoiar? pra quê? se amanhã todo mundo esquece, se hoje uma minoria luta e grita sem ouvidos pra escutar, é só alguém dizer: "iremos fazer", "iremos apoiar", "não sabíamos de nada, mas agora vai ser diferente"....Já é rotineiro....
Mas façamos nós uma corrente, exaltando e enaltecendo os anos de dedicação e frustração dos poucos brasileiros, que mesmo sem apoio algum, segue em frente, dá o melhor de si, e isso podemos comprovar á exemplo: o jogo feminino de futebol( o quanto aquelas mulheres de fibra doaram de si e por fim chorão, chorão a falta de sorte, um capricho do destino sei lá, porque a raça, áh! isso elas tem de sobra. As meninas da ginástica, as meninas do vôlei...
Eu adoro e me emociono quando contemplo senas como as de que aquelas gurias protagonizaram, aquelas senas sim me fazem acreditar no Brasil, me fazem diminuir consideravelmente o valor de uma medalha.
Bom, agora chega né? ta loco meu, mas o cara gosta de escrever...hehe
Pois é cara, pior que tive que me controlar, pois tem muito mais linhas á serem escritas com este assunto! são tantas entrelinhas....
Grande abraço!do teu amigo EMANUEL!

Idylla disse...

Oi, retribuindo a visita e fequei feliz q tenha gostado!!! =)
vlte qndo kiser....o seu tb eh ótimooo...

bjo

Anônimo disse...

Oi Le, tudo bem?!
Cara, essa Olimpiada foi um fracasso, acho que o governo não merece toda a culpa, lógico, não somos uma potência do esporte, mas as criaturas tiveram mais dinheiro do que em Atenas e o resultado não foi lá essas coisas. O que aconteceu? O pessoas amarelou? Deu bobeira? Cara, eu acho que deu bobeira.
Pra você TER UMA NOÇÃO, a equipe paraolímpica em Atenas conseguiu 14 medalhas de ouro, e cara, os neguinhos têm um monte de dificuldade que torna as provas bem mais complicadas de executar, sem contar que esse cabeça, sim, não ganham tanto incentivo do governo e da mídia, e os atletas paraolímpicos conseguem melhores resultados.

beijos

Nadezhda disse...

Concordo com muita coisa que disse.

Falta um pouco de bom senso do brasileiro (não todos) também, que só resolve se interessar pelo esporte nessa época, e se acha no direito de cobrar alguma coisa.

Só fiquei triste com o vôlei, do resto, não fez diferença.

;)

Alessandra Castro disse...

Iii nem ligo p/ essas coisas, muita politica de pão e circo p/ meu gosto.

Rodrigo Dias disse...

Falou bem. Nem tenho o que comentar, a não ser adicionar uma coisa: o esporte que mais recebe investimento é o futebol masculino. E, justo ele, foi o que mais fiasco fez em todas as olimpíadas: nenhuma medalha de ouro.

Abração e desculpa a falta de visita.

Clareana Arôxa disse...

Concordo bastante com você, mas nem sempre a culpa é de uma só instituição. Há verba, mas, infelizmente, ela é desviada e os atletas acabam sem patrocínio.

O Brasil precisa de um repovoamento, isso sim.

Beijo e perdão pela demora pra responder teu comentário!

Loba disse...

Leandro, sua crônica além de bem escrita mostra uma visão crítica muito interessante.
Aliás, seu blog é todo interessante! Muito bom estar aqui.
Bjs

Nina 512 disse...

putz!
a imagem no final foi phoda

HUHAUHAUH

Desarranjo Sintético disse...

Bah, nem fala. O Brasil não teria condições de trazer para cá as Olímpiadas, por favor.

E pior que agora que eles deviam estar cobrindo as Páraolimpíadas, daí sim que eles omitem. Isso que os atletas estão se saindo bem melhor. Que incentivo é esse?
Mais uma mazela brasileira...

Abraços.

Anônimo disse...

Excelente !!!!

E Bianca, os para-atletas nao recebem apoio nos outros paises tambem, por isso que acabam meio que se nivelando!!