quarta-feira, 13 de agosto de 2008

COBRE-SE MENOS


Venho mais uma vez pedir desculpas aos amigos que lêem este humilde blog pela demora para escrever. O problema dessa vez foi de conexão, estava há duas semanas sem conseguir conectar-me a internet. Mas espero que este problema não volte a se repetir.

Como tinha dito no último post, mês passado eu estava de férias. Dias desses estava eu vendo uma lista de coisas que eu queria fazer nessas férias, e dei-me conta de que fiz bem poucas coisas que queria ter feito. Logo fiquei triste, me cobrei por isso (me cobro muito, sou extremamente rigoroso comigo mesmo).

Mas depois de ter-me decepcionado comigo mais uma vez, comecei a refletir: “Ah, mas que mal há nisso, estava de férias mesmo!”. Tudo bem que não fiz boa parte das coisas que tinha a fazer, não li todos os livros que queria, não visitei todas as pessoas que desejava... mas e daí? Eu estava de férias! Não fiz o que tinha me proposto fazer, mas também fiz outras coisas, descansei bastante, curti mais meus pais, meus afilhados.

Defendo a idéia, e já escrevi aqui no blog, que sou favorável a se fazer uma lista de metas & objetivos na vida e correr atrás deles, mas as vezes também é bom dar uma parada, uma descansada, rever conceitos e metas.

Temos que perder aquela idéia que nos vendem de termos de estar sempre correndo, sempre produzindo algo, e darmos um tempo para não fazermos nada, e não nos cobrarmos nem criticarmos por isso. Claro que não estou defendendo a idéia de “não fazer nada nunca”, pelo contrário, mas vez em quando é bom dar uma relaxada, parar um pouco com a correria do dia-a-dia, cobrar-se menos e curtir as pequenas coisas a sua volta.

Por isso, reserve-se um tempo para o “não fazer nada”, ficar “na boa”. Aproveite o seu ócio, ainda mais se este for iluminado!

5 comentários:

Cris Medeiros disse...

A gente nunca faz tudo a que se propões nas férias... acho que é assim com todos... rs

Bjs

Camilla disse...

Adorei a conclusão haha

E ah, preciso aprender a me cobrar menos...

Rodrigo Dias disse...

É isso aí. As pessoas estão muito preocupadas em "Mostrar serviço" ou "mostrar que são competentes" e esquecem do principal: viver a vida.

Como diz a dona Marta, "relaxa e goza". Porque relaxar e gozar é bom.

Abraço.

P.s.: Estou tentando ampliar o debate sobre o diploma de jornalismo no meu blog. Procura ir lá sempre que puder. ;)

Anônimo disse...

Férias é para não ter compromisso com nada.

Desarranjo Sintético disse...

Bom, férias é para se descansar e não apra se cansar ainda mais! Sendo assim, acho que não tem nada demais! Ehehehe! E que nem eu escrevi no meu blog e tu no teu... Temos que ter um tempo para nós mesmos! Imagina nas férias!
Perfeccionista 100% não dá certo!
Abraços!