segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PERSONAS 1- ALAN, O ALIENADO

Alan, o alienado. Pit-boy bombadinho. Seu maior sonho é participar do big-brother, ou algum outro reality qualquer que o deixe famoso sem ter de fazer nada de importante. Os únicos músculos que se preocupa são os bíceps e os tríceps, já o cérebro não precisa exercitar.,



Alan, o alienado, foi assistir a “Tropa de Elite 2”. Ele não gosta de filmes nacionais, mas como achou bom o primeiro filme, abriu uma exceção e foi assistir a continuidade do longa. Mas se decepcionou. Achou que encontraria uma história repleta de cenas de tiros, brigas, tapas na cara, gritos de “pede pra sair” e torturas com sacos plásticos. Boa parte desses ingredientes continuam presentes, mas o que decepcionou Alan, o alienado, foram as partes mais introspectivas desse novo trabalho.


Ele não entendeu muito das referências que o filme trás, como o burguês defensor dos direitos humanos, ou o apresentador sensacionalista e oportunista, tampouco achou graça dos políticos que desfilam ao longo da história. O que os políticos teriam haver com o tráfico ou com as milícias no Rio de Janeiro? O que as eleições e as buscas desesperadas e inescrupulosas de votos tem com o contexto da trama? Para ele, e talvez só ele e outros iguais, nada.


Mas para Alan, o alienado, a pior parte do filme foi o final. Só reconheceu que a cena estava mostrando Brasília porque uma pessoa na poltrona ao lado comentou alto. E o que Brasília tem com a violência no Rio? Infelizmente Alan não captou a essência do filme, nem a mensagem que ele trás. Mas tudo bem, ele é um alienado mesmo, mas que vota e ajuda a eleger personagens do filme que estão na vida real aos montes, mas que ele nem percebeu no filme. Agora Alan decidiu, só vai assistir a filmes americanos.

5 comentários:

GIBA disse...

Muito prazer, meu nome é otário.

Está dando uma de Nélson Rodrigues, criando personagens ???
Ficopu muito bom, continua...

abraço

Rodrigo Dias disse...

Bah, fazia tempos que eu não aparecia por aqui e, quando venho, vejo esse baita texto.

Ótima crítica aos seres alienados. Mas vale lembrar que não são só os playboys e as patricinhas, que são loucas para entrar no BBB, que são assim. É um defeito de grande parte dos brasileiros... infelizmente.

Abração, velho.

Ju disse...

Nossa, conheço milhares de Alan's por aí, e parecem que se multiplicam cada vez mais!

mais um excelente texto !!

Autor disse...

E quantos Alans não existem por aí?
Eu vejo um monte caminhando pela zona sul do Rio de Janeiro, como se fossem os mais inteligentes seres do mundo.
Mas, essa é a vida.

Ah, esqueceu de dizer: Alan gosta de filmes americanos. Desde que sejam dublados!
:-P

Anônimo disse...

Aiiii adoreiii!! Adoro escrever o que você escreve.Me repete a um tempo em que o que nos bastava apenas, eram um violão, uma boas conversa, bons amigos e um vinho roubado da santa ceia...o tempinho bom....Saudadesss...Um dia vou ver um livro teu ser publicado e vou morrer de orgulho!!! Um beijão..Continua escrevendo..vc me deve um artigooooo...