Imprensa, povo (condicionado pela mídia?), até o próprio presidente Lula critica a participação dos brasileiros nos jogos. Mas será mesmo que a culpa de escassez de medalhas dos atletas tupiniquins são somente deles?
Analisemos: Tirando as grandes estrelas olímpicas do país, que não são lá muitas, qual deles tem verdadeiro apoio financeiro, patrocínio? E falo nesse apoio durante os quatro anos de preparação para os jogos, não aquelas empresas que em véspera de Olimpíadas patrocinam atletas só para estamparem seus comerciais. Poucos, pouquíssimos atletas. O próprio Cielo, nosso aclamado medalhista, vive e treina nos Estados Unidos. O que nos remete a uma outra questão: Existe centros de treinamento qualificados no Brasil? Ou eles tem que treinar em locais completamente aquém do desejado? O governo investe nisso? Bom, então o Lula não pode falar nada!
A imprensa cobre os eventos esportivos? Por exemplo, você sabe quem é o campeão brasileiro de vela? O melhor time de futebol feminino do Brasil? Onde e quando foi realizado o último toneio de judô, taekwondo ou de Ginástica Olímpica? Ou quem eram os representantes brasileiros no tiro ao alvo, levantamento de peso ou esgrima? Não, no Brasil só se fala nestes esportes quando algum eventual atleta torna-se um campeão mundial da modalidade ou em véspera de Pan ou Olimpíada! Na mídia brasilera só se fala em futebol, futebol e futebol. Ah, e só masculino, ainda por cima! Então, os meios de comunicação não podem falar nada!
E o povo? Ah, o povo brasileiro... que tanto torce pelos país nas olimpíadas! Um exemplo de nacionalidade! Um povo que prestigia o basquete nacional, o handebol, o atletismo, o ciclismo! E depois exige que esses atletas tragam medalhas ao país, e se esse mesmo atleta não trouxer a bendita medalha, corre o risco de ser taxado como amarelão, como fracassado! Então, o povo também não pode falar nada!
Mas querem trazer a Olimpíada de 2016 para o Rio! Dizem que aí sim, o Brasil vai investir pesado no esporte, em instalações, em patrocínios. E que jogando em casa, talvez os brasileiros possam ganhar mais medalhas e quem sabe até tornar-se uma potência Olímpica! Pura balela! Pura hipocrisia!
Essa Olimpíada no Rio servira apenas para os políticos desviarem mais dinheiros das obras, como já foi feito no Pan! E servirá apenas para maquiar uma imagem de país que investe em esporte e educação, assim como a China maquiou uma imagem de país livre e democrático!
As grandes potências esportivas investem nos atletas desde pequenos, desde crianças. Formar um atleta campeão é um investimento a longo prazo, não se forma um esportista da noite para o dia. Eles moldam o atleta! Dão suporte para ele estudar e treinar e ter uma condição de vida digna. Nos EUA, por exemplo, os atletas quase todos os atletas são patrocinados, na sua base, por faculdades, onde eles podem treinar e estudar para ter uma vida tranqüila, mesmo que não se torne uma estrela olímpica. O que está muito longe de acontecer com o Brasil! Mas esperar o quê, de um país que não investe nem em saúde e tampouco em educação!
