quinta-feira, 15 de maio de 2008

FUTEBOL E COMENTARISTAS DE INTERNET




Assisti ontem a final da Copa Uefa, vencida, merecidamente, pelo bom e surpreendente time do Zenit.


Não se assuste se você nunca ouviu falar nesse time. Ele é um time russo, de São Petersburgo e, até então, desconhecido do cenário do futebol mundial. Mas, provavelmente em pouco tempo você vai ouvir falar nele, talvez de bem ou talvez de mal.

Explico: Talvez você ouça falar de bem porque o time joga um futebol muito bonito, vistoso, de encher os olhos daqueles que gostam de um futebol técnico e bem jogado. Jogam rápido, toques de primeira, e sempre no ataque. Não ficam segurando o jogo, tocando a bola de lado. Jogam pra cima, ofensiva e objetivamente. E, mesmo sem grandes estrelas, já tiveram resultados expressivos na Europa, como o já mencionado título da Uefa e vitórias expressivas sobre dois grandes clubes Alemães: Venceu o Bayer Leverkusen por 4x1, em plena Alemanha, e uma goleada de 4x0 sobre o poderoso Bayer de Munique.

Esse time tem tudo para ser um dos grandes da Europa. Se a sua diretoria mantiver a base, o excelente técnico e com mais alguns reforços, o desconhecido Zenit pode tornar-se, em pouco tempo, um novo Ajax, que foi uma sensação européia em meados da década de 90, e que revelou grandes jogadores ao mundo.

Mas também você pode ouvir falar mal desse time, e com toda razão. Pois ele é acusado, e seu treinador confirma isso, de ser um clube racista. Isso mesmo, em pleno século XXI existe um clube de futebol racista! Acredite! É um absurdo! Deveria receber uma punição da FIFA. Racismo é uma atitude abominável. É preconceito, burrice, estupidez.




Mas o outro assunto que eu quero tratar é sobre o narrador e a comentarista dessa partida tranmitida pela Record. Não lembro os nomes deles, adoro a narração do cara, e a comentarista, uma mulher, não é má, entende bem de futebol e vê com clareza o jogo. Mas o fato é que são profissionais mal qualificados, que não se empenham no seu trabalho.

O motivo dessa minha afirmação são as seguintes: O narrador deve ter recebido a ficha do jogo e nem sequer pesquisou informações sobre ele. Acabou cometendo uma grande gafe. O jogo foi realizado na cidade de Manchester, Inglaterra. Só que na cidade existem dois clubes de futebol, o Manchester City e o Manchester United. E jogo foi realizado no estádio do City, mas o pobre narrador passou o jogo inteiro dizendo que era no estádio do United. Não sou lá um grande conhecedor de futebol Europeu, apenas admiro. Mas logo que as equipes entraram em campo já pude perceber que o estádio era do City, pela arquitetura e pelas cores predominantes ( O city é azul e o United vermelho). Pensei que ele tinha se enganado, tudo bem, acontece. Mas durante a transmissão ele citou o nome do estádio ( City of Manchester Stadium) como sendo do United, que se chama Old Trafford, que é todo vermelho e branco e muito maior do que o estádio do rival ( 76 mil lugares contra 48 mil do outro). Pensei que um profissional desse nível não cometeria um erro desses, e que eu deveria ter me enganado, então fui pesquisar. Resultado: Minha observação estava correta!

Já a comentarista, que também não se deu ao trabalho de dar uma "leve"pesquisada sobre o desconhecido time russo, passou a partida inteira fazendo comentários sobre o racismo do clube, pois só conhecia dele a fama e dois jogadores, o craque e o "pulmão" do time. E sobre os Rangers, adversário da final, não sabia nem quem eram os principais jogadores, apenas os desfalques do time, que deve ter lido em algum site da internet.

Você pode considerar esses erros como pequenos ou relevantes, mas bons jornalistas devem estar sempre bem informados, atualizados e com informações precisas. Profissionais do gabarito deles, trabalhando numa das maiores redes de Tv do Brasil, não podem cometer erros infantis como esses.

Fazer o quê? Se continuarmos com profissionais desse nível na nossa imprensa, vou ter meu emprego garantido.

13 comentários:

Pedro Favaro disse...

É até interessante a quantidade de pessoas incapazes exercendo as mas diversas funcões por ae, por motivos outros, que não a simples capacidade profissional.
Narradores de futebol inclusive.

p.s: claro que vc pode me linkar, ficaria muito feliz com essa referência.

Rodrigo Dias disse...

Cara, não acho tão "incrível" assim um time ser acusado de racismo. Vários países têm isso. O Brasil, que se auto-intitula "livre de racismo", é um grande exemplo. Só que nós somos, na maioria, hipócritas, o que é pior.

Quanto aos profissionais, sinto dizer, mas tem um monte de desqualificados. E o pior é que esses são os que têm mais espaço.

Emely disse...

Fique a vontade para cirandar!
Claro q pode linkar
=*
Paz

Cris Medeiros disse...

Rapaz, eu tive lendo vários posts seus para baixo. Alguns eu tive vontade de comentar, mas não sei se vc recebe comentários pelo email! Bem a verdade é que gostei do seu jeito de escrever e prefiro acompanhar seus post daqui pra frente e ir comentando os próximos.

Só uma coisa, em relação a textos, eu sempre faço rascunhos, mas nunca os deleto, sempre os aproveito e às vezes eles servem de base para um outro texto totalmente diferente!

Obrigada por sua visita em meu blog, voltarei mais vezes, com certeza!

Beijos

→ Patrícia C. ← disse...

Oi Leandro,
Gostei muito do seu blog... estava cirandando quando te vi!
Vou linkar nos meus 'tão bonito que so vendo'
Espero que seu paizinho estejas bem!
Bom final de semana!
Assim, Assim!
xD
Pa*

*Carol Porne* disse...

Olá!

Bom, antes do seu post a única coisa que eu sabia sobre este clube de futebol é que ele era racista (jornalista exemplar não...rs).
E quanto à alguns narradores de futebol...prefiro nem comentar...

Beijo e bom fim de semana

*pode linkar sim, tbm vou linkar vc ok?

Anônimo disse...

É verdade, sim. Incrível comentar algo sem estar devidamente informado. Por aí, como por cá. Abraços d´A SEIVA e do EU, SER IMPERFEITO.

Patty Diphusa disse...

É, vc vai ter espaço garantido, não tenha dúvida.

E de tudo que vc disse a única coisa que eu sabia era dos dois times de Manchester.


bjs, pode linkar, sim, tbem estou fazendo o mesmo.

Verônica Elias Rumorosa disse...

Opa!!
Beleza?
É no mínimo revoltante. O pior é que é muito mais comum que se pensa. O preconceito racial é muito vívido não só por aqui, como em outros lugares. E não só o racial, como o sexual, o religioso e outros. É complicado.
E mais revoltante ver pessoas que aparentemente tem tudo e não fazem a metade do que fazemos para manter os empregos, ou ao menos para serem dignos deles, como esse narrador e a comentarista.
Bom, mas enfim...Como você disse, melhor para quem é competente!

Abraço.
Fábio Nunes.

Nina 512 disse...

nhac... nao gosto de futebol
e nada que englobe-o

Clareana Arôxa disse...

desculpa a demora para responder, tava cansada demais, o excesso de ácido lático não me deixou bem.

Pode linkar sim.
Gosto do teu blog e da tua forma de ver o mundo.

beijo!

Anônimo disse...

Para você ver, eu gosto muito de futebol, tu sabes, mas confesso que tenho pouco conhecimento sobre esse time. Este tipo de jogo é o mais bonito de ver, jogadores empenhados em fazer o jogo andar (ao contrário dos brasileiros que gostam de ficar tocando passes em campo). É verdade, o Ajax foi a sensação dos anos 90 tenho triste lembranças dessa época.

Vamos à questão do racismo: Infelizmente ainda existe este tipo de ação, lamentável em pleno século XXI. Quando pensamos que o futebol seria uma oportunidade de não existir (pois é considerado um esporte totalmente democrático) tais atitudes, nos deparamos com essa triste realidade.

Referente aos profissionais: Existe muito profissional desqualificado trabalhando na impresa, mesmo sendo um jogo de futebol, o ideal seria pesquisar sobre quem são as partes envolvidas, para não dar o que deu. Em minha opinião, existem poucos comentaristas que sabem o que falam durantes as partidas.

beijos!

Verônica Elias Rumorosa disse...

Valeu pelos comentários lá no blog!

Tem texto novo!

Espero as "maldades" por aqui!

Abraço!

Fábio.