Hoje completa 15 anos que morreu um dos maiores músicos e compositores da música brasileira. No dia 11 de Outubro de 1996 o cantor falecia aos 36 anos em consequência de problemas decorrentes da Aids.
Quando adolescente, fui um grande fã da Legião Urbana. Como sempre gostei muito de ler e escrever, deliciava-me com suas letras, algumas quilométricas, suas referências e metáforas. Procurava decifrar mensagens escondidas atrás das letras, ou imaginar o fato que inspirou Renato a escrever determinados versos.
Renato utilizave-se muito de referências literárias ou filosóficas em suas canções. O próprio nome que o cantor adotou, o Russo, faz referência ao grande filósofo Rousseau. Quem conhece um pouco das letras de Renato e tem uma boa base literária, encontrará referências em diversas músicas. É um interessante jogo cultural.
Lembro-me das dezenas de noites que passava com os amigos a beira de uma fogueira, bebendo um bom vinho e cantando as músicas da Legião. Por causa das músicas serem fáceis de tocar, qualquer um que arranha-se um violão conseguia tocar as músicas da banda. Mas o mais importante nem era a melodia, mas a mensagem que as canções trazem.
Não é a toa que hoje, mesmo 15 anos depois de sua morte, suas letras continuam a serem tão relevantes. Que País é Esse e Música Urbana 2, que fazem uma crítica a política e ao povo brasileiro, respectivamente, parecem que foram escritas ontem. Numa época de sucessos descartáveis, de letras sem conteúdo, as músicas da legião parecem eternas.
Esse ano foi produzido pela Vivo um comercial que conta a história de Eduardo e Mônica. Ficou muito bom, vale a pena conferir:
http://www.youtube.com/watch?v=gJkThB_pxpw&feature=relmfu
2 comentários:
Nossa, parece q foi ontem que o Renato morreu, lembro-me como se fosse hoje!!
Tu foi o maior fã de Legião que já conheci !!
adorei o texto !!
É verdade, e o filme do Faroeste caboclo, sai ou não sai...
Eu sempre curti muito legião, e um dia desses estávamos falando sobre regravações, a favor ou contra e tal.
Alguns acham que o fato de uma banda gravar uma musica do legião estaria diminuindo tudo o que foi a banda e o Renato, naquela linha: Eles não merecem cantar legião.
Já eu, penso diferente,
acho que é sempre bom ouvir musica boa, e as regravações também ajudam as novas gerações, aqueles que eram crianças em 1996 ou que ainda nem tinham nascido a conhecerem, e assim a legião nunca morre!
Postar um comentário