terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CAPITU


Assisto hoje ao primeiro capitulo da mini-série Capitu, inspirado no livro “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Aparentemente é um seriado bem feito, tentando ser o mais fiel possível ao livro. É interessante você ver os trechos do seriado e relembrar-se dos trechos do livro que ficam em sua memória e aqueles que voltam à tona.

Mas sempre se que passa uma obra literária para filme têm-se aquele impacto natural de início. Pois, na minha opinião, a grande vantagem e o fascínio do livro, é que nele você é quem cria. Tu és de certa forma um sub-autor, ajuda a compor o livro, pois é você que cria na sua mente os cenários, compõe os personagens. Por mais bem detalhados que eles sejam descritos, e nisso Machado de Assis é mestre, é sempre o leitor que compõe mentalmente a figura do personagem, seus detalhes, suas curvas. Já na TV, por mais bem feito que seja, será sempre uma versão do diretor, seus pontos de vista, e mais ainda o desafio de tornar a obra popular.


Como sempre, os filmes ou mini-séries baseados em livros alavancam as vendas dessas obras. Tomara que isso aconteça com Machado, que os brasileiros redescubram esse gênio, que ler seus títulos torne-se um hábito do brasileiro, que se leia Machado de Assis por hábito, e não por obrigação, como fazem boa parte das pessoas.


Li certa vez, e não me lembro onde, que se deveria ler Machado de Assis no mínimo uma vez por ano, para se revisar, se aperfeiçoar na língua portuguesa. Que assim o seja!

7 comentários:

Guiga disse...

Oi, Leandro!!!

Fiquei feliz ao ler teu comentário e desde já agradeço os elogios...tô louca pra assistir "Capitu" ainda não sobrou-me tempo.

Abração!!

Claro que podes linkar...tô adicionando vc tb.

:)

Emely disse...

AMEM!!!

=)

Anônimo disse...

Oi Leandro, tudo bem?
pois, tu acredita que pra mim, Dom Casmurro não é "tudo aquilo", eu o li, mas confesso que não gostei muito, não, é um livro instigante, pelo ponto de vista da suposta "traição", é que deixa o livro, de certa forma interessante, mas não é o meu preferido, na minha opinião, bem particular, claro. Eu gosto, adoro Machado, e tomara que com essa minissérie, as pessoas gostem mais de Machado. Amém!

beijos

Ah!! meu livro preferido dele é Mamórias Póstumas de Brás Cubas.

Ana Paula disse...

Transpor uma obra literária para as telas é sempre uma tarefa complexa, principalmente pelo fator de ter que torná-la popular... Desnecessário dizer que, sendo a obra do imprescindivel Machado de Assis, o desafio é ainda maior...Há expectativas com a Capitu. Quem sabe dá certo!!!
Obrigada pela visita e pelo comentário...
Será sempre bem-vindo.

Rodrigo Dias disse...

Fala Leandro,

Prefiro, lógico, os livros. Como bem disseste, quem lê é o co-autor da obra, e assim mentaliza as coisas.

Tenho sérias restrições a adaptações. Até hoje não vi nenhuma que seja boa. Nem aquele quadro do Fantástico "A Vida Como Ela É" era legal. Os caras transformaram o Nelson Rodrigues em um cara que é puteiro, mas em momento algum ele o é. É apenas um crítico da hipocrisia da sociedade. Mas a Globo aproveitou pra fazer algo pra alavancar a audiência e foder, no sentido pejorativo da palavra, com a obra.

Com relação a Machado de Assis, não li todas as obras dele. Dom Casmurro, assim como a Bi Rieth, não achei grandes coisas. Não li até o final, porque achei um pé no saco.

Gostei dos contos dele, mas mesmo assim não é grandes coisas. Existem autores melhores. Por isso não sou a favor de que ler Machado seja um hábito. Luiz Fernando Veríssimo é contemporâneo e é tão bom na língua portuguesa quanto Machado.

Abraço

P.s.: Legal que vais à Unisinos. É uma ótima universidade com uma puta estrutura no campo comunicacional. Espero que se dê bem e, precisando de ajuda, estamos aí.

Eu sei que vou te amar disse...

Oi Leandro!
Li o livro e fico feliz que a obra literaria transformou-se em filme!
Nao posso julgar se a serie ira ultrapassar as expectativas de ler um livro...mas é sempre uma forma de reconhecer o autor e as suas grandes obras, para aqueles que jamais leram seus livros!
Um beijo doce

Camilla disse...

Fiz as minhas considerações sobre a série lá no blog.
Adorei!

Beijos